ÓH SENHOR, ATÉ QUANDO ... ?
Pr. Valdir Marfim - Agosto/2009
Achei interessante um pastor fazer o seguinte comentário numa pregação que eu ouvia pela Internet:
“Mesmo o Pastor às vezes sente dificuldades para ler a Bíblia e também sente dificuldades para orar a Deus! As vezes ele tem que fazer um grande esforço para pegar a Bíblia e ler ou para estar diante de Deus orando e intercedendo pelas pessoas ou por si mesmo! Se não se esforçar, às vezes ele acaba não lendo a Palavra de Deus e também não vai orar e acaba fazendo outras coisas como todas as pessoas!”
Por incrível que possa parecer, o que esse pastor afirmou em um de seus sermões é uma verdade que muitas pessoas não imaginam! Esse fato é bastante comum quando uma situação de crise aparece na vida do cristão e temos a impressão que a crise não vai mais passar, que nunca vai acabar...
Normalmente quando entramos numa crise, seja ela de caráter emocional, físico ou material, corremos logo para o Senhor: “Senhor, tem misericórdia de mim, ajuda-me, pois as coisas estão acontecendo e não consigo controlar...” e passamos muitos dias assim...
Num primeiro momento a nossa fé cresce, a nossa esperança de que Deus vai intervir nos faz orar mais e buscar mais a Deus. Às vezes pedimos ajuda à outras pessoas para orarem e intercederem por nós, e ficamos firmes, esperando o agir de Deus!
Quantos de nós não passamos por esse processo. Talvez você já tenha passado por isso... ou talvez esteja passando agora.
Algumas pessoas, no entanto, demoram para recorrer a Deus, esperam para ver se as coisas vão se ajustar naturalmente, se tudo volta ao normal sem ter que se debruçar diante do Pai para pedir socorro, pois pensam: “ afinal Deus está vendo o que está acontecendo e deverá fazer alguma coisa por mim...”
Quando não acontece nada e a crise se instala, então mesmo aqueles que estavam esperando de braços cruzados logo correm para buscar a ajuda do alto. “Elevo os meus olhos para os montes: de onde me virá o socorro?. O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a Terra”. (Salmo 121:1 e 2)
Lembramo-nos do Senhor e corremos para Ele. Mesmo os que não crêem na maioria das vezes começam a se aproximar Dele, ao perceberem que a solução não está mais nos homens ou nas suas próprias forças.
O problema é que todos nós esperamos que a solução seja rápida. Afinal, conhecemos um Deus que pode todas as coisas, para o qual não há impossíveis, pois o próprio Senhor Jesus nos fala em Lucas 1:37 Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas e em Lucas 18 : 27 Respondeu-lhes: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus.
Passamos os dias em expectativa e até ansiosos para que a resposta de Deus se faça de maneira espetacular e marcante em nossas vidas.
Primeiro porque queremos sair logo da provação e em segundo lugar teremos motivos para testemunhar às pessoas e para a igreja aquilo que Deus fez.
Pensamos que se o Senhor mudar o estado de crise, se o Pai tirar o nosso sofrimento e mudar a situação, podemos até ser instrumentos nas Suas mãos para testemunhar, e muitos serão edificados e fortalecidas na fé por nossa causa.
Nossa família verá, nossos amigos e nossos irmãos verão o que Deus fará, e o mais importante que isso, o nosso cativeiro será tirado e seremos colocados em lugares altos e espaçosos, longe do deserto da provação e das tempestades da vida !
Então aguardamos confiantes... durante um certo tempo...
Mas, e quando não acontece nada, apesar das muitas orações?
E quando o sofrimento se prolonga e parece que Deus não age, parece que Deus não ouve e até parece que Deus nos abandonou ou se esqueceu de nós?
E quando parece que a crise será definitiva, pois o tempo passa e nada acontece? E quando às vezes as coisas até pioram e não vemos uma solução imediata?
Como explicar isso e como conviver com essa situação?
Então o desânimo se instala e às vezes bate um desespero de alma e tudo fica sem sentido...
Tem aqueles dias que você acorda e não quer se levantar. Enfia a cabeça debaixo do lençol ou até debaixo do travesseiro e só quer chorar...
Um sentimento de solidão, de fracasso, de abandono, ou simplesmente de vazio enche o nosso coração.
Então clamamos: Senhor, até quando? Até quando isso vai continuar assim? Não agüento mais, Pai! Ajuda-me, Senhor...
Uma dor de alma nos toma, imensa, incontrolável, e choramos... como crianças abandonadas pelo Pai...
Queremos e imaginamos uma resposta rápida, queremos entender o porquê, queremos saber onde está a solução, para, se possível, nós mesmos, aplicá-la imediatamente em nossas vidas e acabar com o estado de ansiedade e angústia que estamos vivendo.
Na verdade, muito do que sentimos e sofremos é porque somos limitados no nosso conhecimento, apegados ao que vemos e ao que “nos parece” ser.
E a provação nos torna mais limitados ainda na nossa visão da realidade, pois não vemos “além do véu”, e tudo o que estamos vendo nos causa sofrimento e dor. O sentimento de auto-piedade quer aflorar, principalmente quando nos queixamos a Deus! Dizemos: Oh Senhor, olha para mim, veja o meu sofrimento...
Às vezes ficamos envergonhados diante das pessoas, pois nos perguntam sobre os problemas e não sabemos o que dizer... não temos resposta nem para nós mesmo, como responder às pessoas...
Só gememos e perguntamos: Até quando Senhor? Até quando?
Gostaria de fazer uma observação:
Tirando os sofrimentos físicos, provocados por um problema visível ou por um acidente material, se olharmos para as pessoas ao nosso redor, vamos entender uma coisa bastante simples:
Quando olhamos para alguém não percebemos o que a pessoa está sentindo, se está sofrendo ou não. Ela pode estar agindo normalmente, até sorrindo, mas pode estar sofrendo muito, e nós não percebemos o quanto ou há quanto tempo, pois o sofrimento é algo que acontece dentro de nós, no nosso interior, e não aparece diante dos olhos das pessoas.
Talvez você esteja passando por grande sofrimento, mas é convidado para ir a uma festa; então veste uma roupa bonita, se arruma, e vai.
As pessoas, ao verem você na festa, não saberão o que se passa dentro de você, se está sofrendo ou não, pois todos julgam apenas pelo que vêem, e talvez até você receba muitos elogios pela sua aparência, apesar do seu interior estar em cacos.
As pessoas não imaginam a realidade que está dentro de você e fazem um julgamento errado da situação! Julgam pelo que viram e pensaram.
Nós também somos assim. Vemos, julgamos pelo que vemos, e logo sentimos de acordo com o resultado do nosso julgamento.
Portanto, boa parte do nosso sofrimento acontece por causa do que vemos, de como julgamos e como sentimos todas as situações! (leia isso de novo)
Então, como não conhecemos os propósitos de Deus, e não conhecemos a maneira Dele agir, pois os pensamentos de Deus são mais altos do que os nossos pensamentos, não entendemos o que estamos vivendo ou porque estamos passando tal provação, logo, achamos que Deus nos abandonou, que não nos ouve e não quer nos abençoar.
Bom, vamos à Palavra de Deus ver o que ela diz sobre isso:
Ora, Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá? (Números 23:19)
O Senhor Jesus prometeu : De maneira alguma te deixarei, nunca, jamais te abandonarei.
Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei, que me poderá fazer o homem? (Hebreus 13 5b e 6)
E no verso 8 “ Jesus Cristo, ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre”
Sobre sermos provados, a Palavra de Deus nos exorta e nos alerta em 1ª. Pedro 4 12 a 14:
“ Amados, não estranheis a ardente provação que vem sobre vós para vos experimentar, como se coisa extraordinária vos estivesse acontecendo; pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também na revelação de sua Glória vos alegreis exultando.
Se pelo nome de Cristo, sois injuriados, bem aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da Glória de Deus.
Sabe, amados, nessa hora entendo o que o pastor disse enquanto pregava na Internet sobre ter que se esforçar para ler a Bíblia e estar na presença de Deus em oração:
Quando não entendemos que podemos ser provados na nossa vida, quando achamos que somos imunes a maldade que existe no coração das pessoas, quando confiamos nossas vidas e nossa felicidade em pessoas ou bens ou no que o mundo oferece, sempre vamos estar sujeitos ao sofrimento, e na maioria das vezes não conseguimos entender o porque as coisas acontecem conosco... mas sabemos que elas acontecem.
Então, quando estamos no sofrimento, buscamos e acreditamos sempre numa solução rápida e mágica de Deus e quando o Senhor não nos dá uma resposta satisfatória, de acordo com o que queremos e no tempo que desejamos, então nos afundamos em angustia e lágrimas e achamos que fomos abandonados por Ele.
Com esse sentimento no coração temos dificuldades para ler a Palavra de Deus e também para mantermos uma vida de oração consistente e serena diante de Deus, pois o desespero de alma nos impede de ver as coisas como elas realmente são.
Nossa visão sobre a vida fica limitada pelos nossos problemas e pelo nosso sofrimento, e ficamos pouco dispostos a aceitar a provação que estamos passando. Apenas queremos a solução e perdemos um pouco da nossa capacidade de analisar os fatos à luz da Palavra de Deus.
Como achamos que somos filhos de Deus e que o Pai sempre é socorro bem presente na hora da angústia (salmo 46:1), pensamos que, se Ele não mudou a nossa sorte então não nos ouviu, não nos ama e nos abandonou!
Essa é uma visão limitada por causa do sofrimento que estamos passando...
Mas a Palavra de Deus nos liberta também do sofrimento, pois ela é viva, e opera no nosso interior, no nosso coração, onde os nossos problemas estão alojados.
Não lhe disse antes que o sofrimento está dentro de nós! Pois bem, a Palavra de Deus vai trabalhar em nosso coração, dentro de nós, e tirar toda dor, todo peso, toda falta de esperança e de fé, e vai restaurar a ordem das coisas dentro de você, e você vai louvar esse Deus maravilhoso que nos deu toda a provisão em sua Palavra!
Deus opera em nossa vida de maneira diferente da que pensamos.
Ele quer que você sinta paz mesmo diante das provações, porque no mundo tereis aflições, mas tendes bom ânimo, Ele nos ensinou em João 16:33.
Essa não é a primeira e nem a última provação que você irá passar, então você precisa aprender a ter paz nessas situações, pois saberá enfrentar as próximas se acontecerem.
Também aprendemos na Palavra que não nos é dado provação além daquilo que podemos suportar. Vemos em Coríntios 10: 13 Não vos sobreveio nenhuma provação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais provados acima do que podeis resistir, antes com a provação dará também o meio de saída, para que a possais suportar.
Portanto, quando você estiver dizendo: Pai, não agüento mais! Certamente o Espírito Santo de Deus estará testificando ao teu espírito que você pode suportar sim, pois Ele está contigo e que a solução virá no tempo certo.
O Apóstolo Paulo escrevendo também aos Romanos (8:18) nos anima dizendo:
Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada...porque na esperança fomos salvos(24a)
“Na verdade não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a que há de vir”.
Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus sempre sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome” Hebreus 13: 14 e 15)
Vivemos preocupados com o que “parece ser” e com o que “parece estar acontecendo”! Visão limitada ao tempo e ao que vemos! E tudo isso só acontece dentro de nós ! Lembre-se disso... lá fora o sol pode estar brilhando e você está vivendo uma tempestade... Abra as janelas do seu coração e deixe entrar a luz da Palavra de Deus nele.
Você foi criado para o Louvor da Glória de Deus, para ter vida abundante Nele, para receber da Sua paz e da Sua alegria...busque-o de coração e encontrará descanso Nele.
Lemos em Filipenses 4:5b a 7:
5b...Perto está o Senhor.
6 Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças;
7 e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.
Você é um salvo! Pertence ao reino eterno de Deus, pois foi comprado para Deus pelo sacrifício de Jesus na cruz! Fortalece-te, permanece firme na fé.
Na provação, amados, o importante é ter paz. O mundo pode estar desmoronando ao seu redor, mas o seu coração pode gozar uma paz sempre fresca, serena, capaz de te fazer superar as provações que encontra durante a sua jornada para a Glória.
“ Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei, que me poderá fazer o homem? (Hebreus 13: 6)
Deus não nos abandona nunca; apenas, Deus não age da maneira que pensamos, pois os seus pensamentos são diferentes dos nossos! Ele vê diferente de como você vê, pois Ele conhece o teu futuro e está trabalhando por você para que o seu futuro seja maravilhoso, ainda que derrame lágrimas agora.
Veja o que o autor de Hebreus nos ensina no capítulo 12:
5 e já vos esquecestes da exortação que vos admoesta como a filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, nem te desanimes quando por Ele és reprovado;
6 pois o Senhor corrige ao que ama, e açoita a todo o que recebe por filho.
7 É para disciplina que sofreis; Deus vos trata como a filhos; pois qual é o filho a quem o pai não corrija?
8 Mas, se estais sem disciplina, da qual todos se têm tornado participantes, sois então bastardos, e não filhos.
9 Além disto, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e os olhávamos com respeito; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, e viveremos?
10 Pois aqueles por pouco tempo nos corrigiam como bem lhes parecia, mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade.
11 Na verdade, nenhuma correção parece no momento ser motivo de gozo, porém de tristeza; mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos que por ele têm sido exercitados.
12 Portanto levantai as mãos cansadas, e os joelhos vacilantes,
13 e fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que é manco não se desvie, antes seja curado.
14 Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,
15 tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem;
A Palavra de Deus nos faz entender o porque de nossos sofrimentos, mas o problema é que quando estamos sofrendo nos afastamos dela e não permitimos que ela nos ensine.
É isso que o Pastor dizia na Internet, temos que fazer um esforço para buscarmos a Deus e a sua Palavra mesmo quando o sofrimento parece não ter fim.
Quanto antes entendermos o propósito de Deus com o nosso sofrimento, mais cedo ele cessará, e então louvaremos ao Senhor por seu grande amor por nós.
Você é alguém que Deus ama com intensidade, e com prazer de amar, por isso desejou a reconciliação com você através do sacrifício do seu Filho Jesus, pois estávamos longe de Deus por causa dos nossos pecados.
O Senhor Jesus apagou, com seu sangue, as nossas iniqüidades e levou os nossos pecados sobre si na sua morte, e nos libertou do grilhões que nos prendiam nas trevas, para que pudéssemos nos apresentar diante do Pai, com alegria, com regozijo e com louvores, por sentir o amor do Pai por nós.
E agora, você pode dizer: Pai, até quando o Senhor quiser! Pois sei que o Senhor me ama e me dá a provisão para entender e suportar a provação até que o vento cesse e as ondas se acalmem em minha vida.
Você ainda pode chorar e pode sentir dor, mas não se esqueça: O Pai vela por ti e o seu Espírito Santo caminha contigo, ainda que o deserto seja escaldante ou a tempestade seja forte, Ele te ama, cuida de ti e te dá paz!
Muitos têm anunciado por aí uma frase assim: "Não desista dos seus sonhos", mas eu digo à você, "Nunca desista de Deus, ainda que tenha que desistir dos seus sonhos", pois sonhos Deus pode restaurar ou sempre nos dá novos sonhos para sonhar...
Portanto levantai as mãos cansadas, e os joelhos vacilantes, e fazei veredas direitas para os vossos pés ... pois no tempo de Deus, todas as coisas são formosas! (Ecles 3:11)
Senhor, ajuda-me a entender o seu agir, e o tempo certo do Senhor, para que eu não desanime na minha caminhada para a tua Glória. Ensina-me as tuas veredas e anima-me para buscar a tua Palavra mesmo nas horas de provação. Em nome de Cristo Jesus, amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário